Levando nossos medicamentos aos pacientes

01/03/2019
Nossos funcionários

Levar medicamentos aos pacientes requer uma cadeia de suprimentos extremamente complexa, com vidas possivelmente em risco se algo der errado. Para proteger os pacientes de medicamentos não seguros, as autoridades reguladoras concordam que é fundamental que “não exista nenhum elo frágil na cadeia de abastecimento”. A Octapharma coloca grande ênfase à obtenção e manutenção de boas práticas de distribuição (PIB) para garantir que nossos pacientes recebam medicamentos da Octapharma da mais alta qualidade.

Transportar produtos biológicos não é uma tarefa fácil. Cada opção de envio e rota é analisada e o risco avaliado. Procuramos a embalagem mais sustentável e o meio de transporte mais confiável porque cada remessa de nossos produtos pode ser altamente sensível a possíveis mudanças de temperatura.

A Octapharma garante que todos os produtos plasmáticos completem sua jornada com segurança e mantenham a qualidade perfeita, seja em uma pequena remessa de alguns frascos ou uma remessa de mais de 10 paletes, especialmente embalados para a faixa de temperatura prevista durante a viagem.

Por exemplo, se enviarmos nossos produtos durante o inverno da Europa através do Oriente Médio para o destino final, sabemos que o meio de transporte tem que resistir ao clima frio em Viena, Áustria, enquanto o destino aproveita a temporada de verão, em temperaturas de até 40°C e mais. Para tais casos, estão disponíveis contêineres ativos e passivos. Esses recipientes podem estabilizar a temperatura. Também usamos vários métodos de aplicação de termofólio para isolar as mercadorias. Mais importante ainda, a cadeia de transporte deve ser harmonizada com os respectivos equipamentos. Para conseguir isso, colegas de vários departamentos trabalham juntos.

A Octapharma também contrata uma ampla rede terceirizada em todo o mundo. Embora as contribuições de nossos fornecedores sejam cruciais para nosso sucesso, nossas diretrizes internas e regulamentos de GDP definem nossas expectativas sobre os padrões de qualidade.

Rute Martins, Gerente de Atendimento ao Cliente no Atendimento ao Cliente Corporativo
Coordenação é a chave

Gerenciar a cadeia de suprimentos global de nossos produtos exige toda a habilidade de um Grande Mestre do xadrez. Requer pensamento estratégico a cada movimento e capacidade de antecipar o inesperado, juntamente com a determinação de levar os produtos ao destino.

O sucesso da logística permitindo a liberação de uma remessa no mercado tem suas raízes em uma extensa fase de preparação, mas em última análise, o “sinal verde” para a liberação de uma remessa vem da equipe de Atendimento ao Cliente.

“Análise cuidadosa, colaboração e tempo são essenciais para garantir a entrega nas mãos dos pacientes. É crucial que todos os colegas de departamentos como as equipes de planejamento de Negócios e Alocação corporativa, equipes da Embalagem, Gerenciamento de Materiais e Cadeia de Suprimentos e as equipes de Avaliação e Liberação e Exportação estarem totalmente envolvidas. É uma colaboração estreita e intensa em que todos contribuem com habilidades específicas ”, afirma Rute Martins, Gerente de Atendimento ao Cliente Corporativo.

Com base na sede da Octapharma em Lachen, Suíça, a equipe de Atendimento ao Cliente Corporativo, que faz parte da Unidade Corporativa da Cadeia de Suprimentos, é o ponto de contato central para clientes representados por equipes de vendas locais. A equipe, formada por oito pessoas, é a interface entre todos os departamentos envolvidos no processo de ordem do pedido e o cliente. Rute e sua equipe lidam com todos os pedidos de produtos acabados e outras consultas provenientes de 115 países ao redor do globo. Embora seja um processo exigente e complexo, a equipe deve garantir que todos os requisitos sejam atendidos, do início ao fim do processo.

Rute e sua equipe lidam com todos os pedidos de produtos acabados e outras consultas provenientes de 115 países ao redor do globo.

Passo a passo

A equipe de Atendimento ao Cliente Corporativo acompanha todas as etapas do processo, desde o envio do primeiro pedido, até a alocação do lote, embalagem, liberação do lote, confirmação do pagamento e posterior envio ao cliente.

Cada etapa da cadeia de abastecimento está ligada a outra e todos devem fazer sua parte todos os dias para garantir que nossos pacientes recebam os medicamentos da Octapharma com a mais alta qualidade e dentro do prazo.

Só depois de todas as etapas anteriores serem concluídas e confirmadas que a equipe de Atendimento ao Cliente Corporativo dá o sinal de “Vai!” ao departamento de Exportação para organizar o envio ao cliente. “Cada membro individual de cada equipe entende que temos que entregar nossos medicamentos no prazo. Trabalhamos juntos para contribuir com uma missão importante e nobre: ajudar centenas de milhares de pacientes em todo o mundo a mudar suas vidas ”, acrescenta Rute.

Uma estratégia de cadeia de suprimentos bem-sucedida está no centro da Octapharma.

No manejo dessa rede global, nossa prioridade é - e sempre será - a confiabilidade do processo, a segurança e a melhoria dos níveis de serviço para aqueles que são o foco do nosso trabalho diário: nossos pacientes.

Palavras chaves

Annual report

Distribution and supply chain