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"O objetivo do OPS é aumentar a eficiência e contribuir para nossa meta de aumentar a produção de nossas plantas de fabricação atuais."
Mads Andersen
Diretor de Excelência Operacional Corporativa
A Octapharma está constantemente buscando aumentar a produção para atender à demanda crescente por nossos produtos. Uma maneira de conseguir isso é por meio do Sistema de Produção Octapharma (OPS), uma iniciativa global lançada no início de 2020 para garantir que as instalações de produção da empresa permaneçam na vanguarda de nosso setor.
"O objetivo do OPS é aumentar a eficiência e contribuir para nossa meta de aumentar a produção de nossas plantas de fabricação atuais", diz Mads Andersen, diretor de excelência operacional corporativa, que está supervisionando a transformação do OPS.
"Desde o lançamento do OPS, muitas das áreas de fluxo de valor em nossos locais de produção foram transformadas para se tornarem mais eficientes e estamos constantemente buscando novas maneiras de simplificar os fluxos de trabalho e reduzir o trabalho para que nosso pessoal possa concentrar sua atenção no que é importante: atender às necessidades de nossos pacientes", explica Mads. "O que estamos vendo ao passar pela transformação da OPS é que as mudanças operacionais também estão fazendo uma grande diferença na forma como as pessoas trabalham e na satisfação que elas têm com seus empregos."
"O objetivo da OPS aqui é claro e direto: organizar processos e introduzir novas formas de trabalho em toda a unidade."
Delphine Vivier
Agente de Mudança, Equipe de Excelência Operacional
A unidade de produção de Lingolsheim, na França, foi uma das primeiras a implementar o OPS, no início de 2020. "O objetivo do OPS aqui é claro e direto: organizar processos e introduzir novas formas de trabalho em toda a unidade", diz Delphine Vivier, Agente de Mudança, equipe de Excelência Operacional (OE).
Por exemplo, desde a sua implementação, a unidade observou uma melhoria significativa no monitoramento de equipamentos e na manutenção preventiva, resultando em uma queda de 50% na manutenção corretiva. "Também melhoramos a vida profissional de nossos funcionários, reduzindo os níveis de estresse e incentivando o desenvolvimento de mais capacidades", acrescenta Delphine.
"Iniciamos o OPS em áreas onde o local de trabalho e as rotinas de trabalho estavam estabelecidas há décadas", explica Paul Mucha, Gerente de Excelência Operacional e Líder de Mudança da unidade de produção em Viena. "Esse local de trabalho já é bem organizado e eficiente, mas queremos que o OPS aumente ainda mais a eficiência. Isso significa pedir às pessoas que estejam abertas a mudar comportamentos bem estabelecidos que geralmente funcionam bem para tentar algo novo, por isso é uma sorte termos uma cultura aberta a essa abordagem e na qual as pessoas estão dispostas a experimentar coisas novas, pois estamos sempre nos esforçando para sermos ainda melhores."
Dentro da estrutura do OPS, a unidade de Viena padronizou suas reuniões de pulso nas trocas de turno, aumentando a eficiência do processo para permitir uma transferência perfeita entre os turnos e possibilitar a identificação precoce de desvios no processo.
A equipe de Controle de Qualidade da unidade de Viena introduziu um novo banco de dados e um fluxo de trabalho automatizado para reduzir a carga administrativa associada a testes não rotineiros, como parte de uma iniciativa da OPS para reduzir o desperdício e aumentar a eficiência.
Em Estocolmo, a Octapharma Suécia (OAB) iniciou sua implantação do OPS em setembro de 2020, com foco nas operações de Controle de Qualidade, antes de abordar o Fracionamento Básico em fevereiro de 2021.
"Com o desenvolvimento de processos mais robustos, aumentamos a capacidade, melhoramos a eficiência e reduzimos o desperdício e, como local, agora somos capazes de atender à crescente demanda por nossos produtos e, assim, apoiar as pessoas que precisam de nossos medicamentos ", disse Diana Wedenlid, Chefe de Excelência Operacional e Líder de Mudança.
A estabilidade da produção melhorou durante toda a jornada do OPS na unidade de Estocolmo, com um aumento notável nos volumes.
"As diferentes transformações do OPS melhoraram ainda mais nossos processos, mas também destacaram a importância da colaboração entre diferentes departamentos, fazendo com que saíssemos de nossos silos de uma forma muito positiva", diz Mattias van Dinther, Agente de Mudança da equipe de OE.
"Com o desenvolvimento de processos mais robustos, aumentamos a capacidade, melhoramos a eficiência e reduzimos o desperdício e, como local, agora somos capazes de atender à crescente demanda por nossos produtos e, assim, apoiar as pessoas que precisam de nossos medicamentos."
Diana Wedenlid
Diretora de Excelência Operacional e Líder de Mudança
A equipe da Operational Excellene criou uma proposta de valor holística em torno de quatro dimensões:
Executar mudanças graduais no desempenho
Atuar como conselheiro estratégico do Diretor de Produção e dos líderes das unidades
Padronizar as melhores práticas em todas as unidades
Oferecer suporte sob demanda para a unidade
O OPS foi lançado no departamento de Fracionamento Básico na unidade de Springe em meados de 2023, e os primeiros resultados mostram que ele tem sido transformador, aumentando o rendimento da produção e, ao mesmo tempo, simplificando os processos de trabalho e melhorando a comunicação, o compartilhamento de informações e a colaboração.
Esse processo ajudou a identificar um punhado de atividades críticas que precisavam de atenção especial e foi desenvolvido um cronograma de produção ideal. "Como resultado, a variabilidade do processo foi drasticamente reduzida, tornando nosso processo de Fracionamento II mais gerenciável, mais robusto e previsível", explica Ruslan Yuryev, Gerente de Excelência Operacional e Líder de Mudanças.
"Os modelos de capacidade para os departamentos de Controle de Qualidade e Operações foram introduzidos na Visual Inspection & Packaging em Viena", explica Dilan Adlim, Líder de Mudança da VI&P. "Essa ferramenta nos permite planejar com antecedência e prever os recursos necessários para as próximas cargas de trabalho."
Os processos de embalagem e as trocas de linha também foram padronizados. "Isso tornou nossos processos mais consistentes, confiáveis e repetíveis. As confirmações de processo são realizadas regularmente para determinar se esses padrões são cumpridos e, a longo prazo, para verificar se os padrões e, portanto, os próprios processos precisam de otimização", acrescenta Dilan.
Além disso, as bases para a coleta de dados, a análise de dados e o relatório dos principais indicadores de desempenho foram estabelecidas durante a primeira iniciativa da OPS e, desde então, foram desenvolvidas. Isso ajudou as equipes de VI&P a medir e avaliar os processos atuais e a tornar o planejamento e a previsão mais confiáveis.
"Com aplicação e a mentalidade certa, podemos oferecer resultados fantásticos em toda a empresa."
Paul Mucha
Gerente de Excelência Operacional e Líder de Mudança, Vienna
Embora muitas iniciativas de OPS já tenham sido implementadas e as recompensas estejam sendo sentidas, o OPS é um processo de aprimoramento contínuo e permanente. Em Lingosheim, Delphine e a equipe acham que o OPS ajudou a unidade a otimizar a produção e a qualidade e, ao mesmo tempo, garantiu um ambiente de trabalho melhor.
Em Viena, Paul concorda, acreditando que, por meio da implementação contínua do OPS, toda a organização pode esperar mais eficiência e maior rendimento. Como ele diz: "Com a aplicação e a mentalidade certa, podemos obter resultados fantásticos em toda a empresa."
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